curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Caxangá

O bairro da Caxangá integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), formada por 12 bairros, a Oeste da cidade. Está situado às margens do Rio Capibaribe, distante 11 do Centro, e tem como vizinho o bairro da Várzea.

Uma das instalações mais imponentes do bairro é o Caxangá Golf Country Club, com campo de golf e pista de hipismo. Foi construído em 1928, sob a denominação The Pernambuco Golf Club, ganhando o atual nome em 1944.

ORIGEM - As terras onde atualmente fica o bairro de Caxangá eram cultivadas desde meados do século XVII, pois naquelas proximidades existia um engenho-de-açúcar (o Engenho Brum) pertencente a Miguel Bezerra Monteiro, representante de tradicional família pernambucana.

No final do século XVIII, o cônego Francisco Pereira Lopes (que era conhecido como Cônego Caxangá), então proprietário de terras na área do antigo engenho, construiu uma casa para morar e, ao lado dessa casa, mandou erguer uma capela dedicada a São Francisco de Paula.

Foi em torno dessa propriedade do Cônego Caxangá que teve origem o povoado que, em 1833, já era considerado um dos mais belos arrabaldes da cidade: área de terras férteis, de clima agradável, banhada por um rio de águas límpidas, local preferido para veraneio pela sociedade recifense.

Na povoação de Caxangá existia, ainda, uma fonte de água mineral com supostas propriedades medicinais, fato que também contribuiu para que aquela área fosse constantemente procurada por muitos pernambucanos.

O NOME - Há várias versões sobre a origem do nome Caxangá. Uma dizer ser corruptela de Caa-Çan-Áb, palavra indígena que significa "mato estendido"; outra afirma ser corruptela de Caa-Ciangá, que significa "mato da madrasta" ou "mato da madrinha". O certo é que desde meados do século XVIII, Caxangá dá nome à região.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Caxangá tinha os seguintes dados:

População: 6.667 habitantes

Área: 254,3 hectares

Densidade: 26,22 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco