curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Casa Forte

A área onde atualmente fica o bairro de Casa Forte foi ocupada, no século XVI, por um engenho de açúcar instalado por Diogo Gonçalves, em terras a ele doadas pelo donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho.

Situado à margem esquerda do Rio Capibaribe, o engenho teve vários proprietários e, conseqüentemente, vários nomes, entre os quais Engenho Isabel Gonçalves, Dona Ana Paes, Tourlon e Engenho Nassau. O nome Casa Forte é de 1645.

Além de casas, a sede do engenho tinha uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Necessidades, todas erguidas no local denominado Campina de Casa Forte, onde em 1933 seria construída a Praça de Casa Forte.

Foi nesse local que, a 17 de agosto de 1645, aconteceu a chamada Batalha de Casa Forte: os holandeses, derrotados na Batalha das Tabocas, ali se refugiaram usando como reféns as mulheres de alguns revolucionários pernambucanos; houve violentos combates e os holandeses foram massacrados.

Aliás, foi em decorrência dessa batalha que o engenho passou a ser chamado de Casa Forte.

Casa Forte é hoje uma das áreas mais nobres do Recife. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, por exemplo, em 2000 a população de Casa Forte tinha a segunda maior renda média mensal dentre todos os bairros da cidade (R$ 4.002,59), ficando atrás apenas da Jaqueira.

Entre as edificações de valor histórico do bairro estão a igreja-matriz, construída em 1865 e reformada em 1911; a praça do bairro, projetada pelo paisagista Burle Marx; e antigos casarões, entre os quais o que abriga a sede da Fundação Joaquim Nabuco e que pertenceu a Francisco Ribeiro Pinto Guimarães.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Casa Forte tinha os seguintes dados:

População: 4.475 habitantes
Área: 57,1 hectares
Densidade: 78,38 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco