curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Casa Amarela

Casa Amarela já foi o mais populoso bairro do Recife, perdendo essa condição a partir de 1988 quando, através do decreto nº 14.452, a prefeitura transformou algumas de suas áreas em bairros autônomos.

Foram desmembrados de Casa Amarela, entre outros, o Morro da Conceição, Alto José do Pinho e Alto José Bonifácio. Integrante da 3ª Região Político-Administrativa (RPA-3), Casa Amarela está situado na zona Noroeste da cidade e é vizinho dos bairros de Parnamirim, Casa Forte e Monteiro.

ORIGEM - O bairro de Casa Amarela surgiu numa área onde, em 1630, o general Matias de Albuquerque mandou erguer o Forte Real do Bom Jesus, com o objetivo de "proteger o interior de Pernambuco contra os invasores holandeses".

Em torno do forte logo se formou um arraial onde, além de tropas do exército, acamparam muitas pessoas que haviam abandonado suas casas quando os holandeses ocuparam Olinda e Recife.

Atacado várias vezes pelos holandeses, o Arraial caiu em 1635 e ficou praticamente arrasado. Mas, depois da expulsão dos holandeses em 1649, as pessoas retornaram e, além de reformar as casas destruídas, construíram outras novas.

Nascia, assim, a Povoação do Arraial Velho. Esse Arraial Velho do Bom Jesus ficava no lugar onde hoje está o Sítio da Trindade.

EVOLUÇÃO - A formação do bairro de Casa Amarela passou, também, pelo final do século XVIII, quando os Engenhos Casa Forte e Monteiro foram desativados e as terras que a eles pertenciam foram divididas em vários sítios.

Já a ocupação dos vários morros que integraram o bairro se deu a partir do início do século XX, através do aluguel de chão (aforamento) feito por famílias que eram grandes proprietárias de terras naquela região.

Ao longo dos anos, essas terras foram objeto de desapropriações nem sempre realizadas de forma pacífica. Entre as décadas de 1970/80, essa luta pelas terras teve à frente o movimento denominado Terra de Ninguém.

O NOME - É versão aceita que o nome de Casa Amarela teve origem no seguinte episódio: No século XIX, um rico português chamado Joaquim dos Santos Oliveira estava doente de tuberculose e, por recomendação médica, veio morar no povoado erguido em torno do Arraial do Bom Jesus, pois a região tinha clima propício à cura da doença.

Para morar, esse português mandou construir uma grande e confortável casa cuja fachada foi pintada na cor ocre. Com o passar do tempo, o português ficou curado da tuberculose e a casa dele (que os vizinhos chamavam de "a casa amarela") acabou virando ponto de referência e, por fim, daria nome ao povoado.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Casa Amarela tinha os seguintes dados:

População: 25.543 habitantes

Área: 185,0 hectares

Densidade: 138,04 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco