curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Cabanga

O bairro do Cabanga integra a 1ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-1, Centro) que tem um total de 11 bairros. Está situado entre os bairros de Brasília Teimosa, Pina e São José.

O bairro surgiu numa área denominada Sítio Cabanga, onde existiu um pequeno forte chamado Amélia. Cosnta que a denominação Cabanga foi trazida por negros escravos vindos de Angola onde existia local parecido e com o mesmo nome.

HISTÓRIA - A história da urbanização do Recife tem forte ligação com a historia do bairro do Cabanga. Foi ali, por exemplo, que surgiu a primeira estação de tratamento de esgotos da Capital, inaugurada a 12/12/1915.

Antes da Estação de Esgotos do Cabanga, o Recife já havia tentado, sem sucesso, várias outras formas de solucionar o problema do despejo dos dejetos sanitários. Sobretudo depois que a cidade foi atingida por um surto de cólera que, entre 1856 e 1859, matou mais de 300 pessoas e deixou a população apavorada.

Entre 1855 e 1919, o bairro do Cabanga também abrigou o Matadouro do Recife, posteriormente transferido para o bairro de Peixinhos, na divisa com a cidade de Olinda.

Foi, ainda, no Cabanga que o interventor Agamenon Magalhães deu início à sua política habitacional (que ficaria conhecida como "luta contra os mocambos") inaugurando, a 24/06/1939 uma vila com casas destinadas a funcionários públicos estaduais.

O mais importante clube de veleiros do Recife, o Cabanga Iate Clube, surgiu no bairro do Cabanga (onde ainda permanece), inaugurado a 02/08/1947.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro da Cabanga tinha os seguintes dados:

População: 1.536 habitantes

Área: 83,8 hectares

Densidade: 18,33 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco