curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Boa Viagem



boa viagem 1A povoação de Boa Viagem teve início no século XVII quando comerciantes instalaram, naquela área, algumas vendas que serviam de pontos de parada aos viajantes que percorriam a parte sul da capitania de Pernambuco.  

No início do século XVIII, a movimentação por aqueles caminhos aumentou e o padre Leandro de Carvalho, que morava em Prazeres, resolveu construir ali uma capela, para rezar missas e encaminhar todos a uma boa viagem. O terreno foi doado por Baltazar da Costa Passos (através de escritura lavrada a 06/01/1707) e a igreja, sob invocação de Maria santíssima, foi inaugurada em 1730. E foi assim, em torno de tal capela que nasceu o hoje mais populoso bairro recifense.

Em 1858, quando da inauguração do primeiro trecho da estrada de Ferro Recife-São Francisco (a segunda ferrovia construída no Brasil), a povoação de Boa Viagem ganhou um novo impulso. Isto porque os trens que seguiam com destino à Vila do Cabo faziam parada na comunidade, o que fez crescer o deslocamento de recifenses para aquela área, principalmente para curtir a beleza da praia. Mas, ainda assim, o bairro permanecia praticamente desabitado na extensa faixa de terra que ia da praia até a Imbiribeira. Há, inclusive, relatos de que, nessa época, Boa Viagem era um dos pontos ideais para a caça de raposas e outros animais silvestres.

Foi só depois da chegada do bonde elétrico da Companhia Pernambuco Tramways (inaugurada no Recife em 1914) que Boa Viagem começou ganhar ares de bairro próspero. O crescimento continuou com a abertura da Avenida Boa Viagem, em 1924. Veio a Segunda Guerra Mundial, a ampliação dos transportes aéreos no Estado e, devido à proximidade de Boa Viagem com o Aeroporto dos Guararapes, o bairro teve novo pique de desenvolvimento. Em 1945, Boa Viagem ganha o seu primeiro estabelecimento hoteleiro de padrão internacional, o Hotel Boa Viagem. A partir de então, Boa Viagem não deixa de crescer, até tornar-se, em 2001, o bairro mais populoso do Recife.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Boa Viagem tinha os seguintes dados:

População: 100.388 habitantes

Área: 738,1 hectares

Densidade: 136,00 hab./ha

boa viagem 2 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco