curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Beberibe

O COMEÇO - As terras onde atualmente está localizado o bairro de Beberibe pertenceram, inicialmente, a Diogo Gonçalves, auditor da Capitania, que as ganhou como dote de casamento e ali montou um engenho de açúcar.

Em 1636, o colono Antônio de Sá adquiriu a propriedade e, tempos depois, os herdeiros deste organizaram na área uma fazenda para, além do engenho, explorar também madeiras no fabrico de carvão vegetal.

Em meados do século XVIII, a Fazenda Beberibe (localizada às margens do rio de mesmo nome que corta Olinda e Recife) passou a ser loteada pelos seus proprietários à época e, no lugar do antigo engenho, começa surgir um povoado.

A igreja da povoação (sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Beberibe) foi concluída em 1767. No início do século XIX, foi aberta uma estrada ligando Beberibe à Encruzilhada, fato que acelerou o desenvolvimento do povoado.

HISTÓRIA - Além de ser um dos mais antigos bairros do Recife, Beberibe também teve grande participação nas lutas históricas do povo pernambucano.

Ali, por exemplo, em 1821 foi assinada a chamada Convenção de Beberibe, depois que os pernambucanos derrubaram o governador português Luís do Rego Barros, decretaram a independência de Pernambuco e elegeram uma junta governativa.

Em 1848, Beberibe voltou a sediar violentos combates, desta vez entre tropas leais ao Governo e os adeptos do movimento que ficou conhecido como Revolta Praieira.

Para celebrar os episódios de 1821, a prefeitura mandou erguer na principal praça do bairro o Monumento à Convenção de Beberibe, obra encomendada ao artista plástico Abelardo da Hora. O monumento, em cimento polido, tem oito metros de altura.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Beberibe tinha os seguintes dados:

População: 8.629 habitantes

Área: 47,9 hectares

Densidade: 180,04 hab./há

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco