curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Barro

As terras onde surgiria o povoado do Barro pertenciam, originalmente, ao Engenho Peres, montado em fins do século XVII por José Peres, fidalgo português.

Por conta das características do solo daquela área, inicialmente o povoado foi denominado Barro Vermelho. Depois, o nome ficou somente Barro.

A povoação surgiu por volta de 1830, numa área próxima à sede do antigo engenho e distante cinco quilômetros do povoado de Afogados.

A primeira capela do Barro foi erguida, segundo o historiador Pereira da Costa (no livro Arredores do Recife) em 1839. Ele descreve:

"Era uma simples casa de taipa, tendo apenas uns vinte palmos em quadro e, como indicação dos seus fins, uma cruz de madeira no alto".

Nessa "cada de oração" foi colocada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, escolhida pelos moradores como a padroeiro do lugar.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro do Barro tinha os seguintes dados:

População: 31.111 habitantes

Área: 454,3 hectares

Densidade: 68,49 hab./há

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco