curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Dança de São Gonçalo

Dança religiosa antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, santo português, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. realizada em portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do santo de Amarante. Primeiro, ocorreu na Bahia e, em seguida, espalhou-se por vários pontos do Brasil. No início do Século XIX, a dança foi proibida no interior das igrejas e passou a realizar-se em galpões improvisados. Só é dançada por promessa, nunca por distração ou curiosidade.

A coreografia varia de acordo com a região, mas em geral a dança é organizada em filas opostas (uma de homens, outra de mulheres), puxadas pelo guia e pela contra-guia. Tudo acontece diante do altar com a imagem do santo e os músicos (viola, rabeca, etc.) são apenas os homens. A dança consta de dez jornadas -séries de versos cantados sem interrupção e com a mesma música.

Atualmente, a dança é um dos espetáculos mais conhecidos do folclore nordestino e São Gonçalo do Amarante é tido como santo casamenteiro.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco