curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Fandango

Folguedo popular representado no Nordeste durante as festas natalinas, resultado da junção de elementos da literatura oral, música e teatro popular. Também denominado Marujada, Chegança de Marujos, Barca ou Nau Catarineta. A apresentação (que geralmente dura cerca de duas horas) ocorre num tablado armado num ponto central da cidade, em geral em frente à igreja, e é precedida por um cortejo que leva um barco alegórico para o local da festa. Os atos (ou jornadas) do espetáculo são cantados (até mesmo os diálogos entre os personagens) e acompanhados por uma bandinha de instrumentos de corda.

 

Os atores, vestidos a caráter, representam os membros da tripulação de um barco, como mestre, capitão-de-mar-e-guerra, comandante etc. O enredo narra o drama dos integrantes de uma nau errante que, com o fim da manutenção, discutem a quem matar para comer até que, finalmente chegam à terra firme e vão agradecer a Nossa Senhora por terem sido salvos. Não há informação precisa sobre a sua origem; sabe-se, apenas, que, antes de registrado no Nordeste brasileiro (no início do Século XIX), houve antecedentes desse auto no Egito, Grécia e Europa - sobretudo na Península Ibérica.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco