curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Bumba-Meu-Boi

Espetáculo popular (auto ou drama pastorial) pertencente ao ciclo natalino, é apresentado, ao ar livre, no período entre meados de novembro e o dia de reis, a 06 de janeiro. Tem como figura central o boi que, durante a encenação, morre e ressuscita. A interjeição "bumba" significa "pancada, estouro, queda", de forma que o termo que denomina o espetáculo equivale a "bate, chifra, meu boi".

 

Presente em quase todos os estados do Nordeste, tem denominações variadas, como é exemplo o Boi-Bumbá, no Maranhão, Boi de Reis, Boi Calemba ou simplesmente Boi, em outras localidades. Os personagens do espetáculo são classificados em três categorias: humanos (o Capitão, Mateus, Pastorinhas etc); animais (Burrinha, Ema, Cavalo-Marinho, Boi); e fantásticos, entre estes o Diabo, o Morto-Carregando-o-Vivo, Babau, etc.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco