curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

História - Heranças culturais na cozinha pernambucana

A cozinha pernambucana é resultado de uma miscigenação de raças, reflete traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos nativos indígenas, colonizadores lusitanos e africanos escravizados, que desde o período colonial deram origem a uma das mais ricas e criativas culinárias do país.

A cultura da cana-de-açúcar, desde os primeiros tempos de colonização, exigiu que os portugueses se estabelecessem aqui no Brasil, sobretudo em Pernambuco, onde a economia açucareira foi mais intensa. Com eles, vieram também técnicas, hábitos alimentares e novos insumos, até então desconhecidos pelos nativos, que viviam basicamente da caça, da pesca e da coleta de vegetais. Os navios negreiros, por sua vez, enquanto transportavam africanos para o trabalho na lavoura, traziam também produtos da costa da África para a alimentação desses trabalhadores.
 
Esse hibridismo pode ser notado em várias preparações, como na peixada. Também chamado de moqueca, este prato típico das praias pernambucanas é feito com peixes nativos do litoral, legumes e leite de coco – ingrediente asiático, mas bem marcante na culinária africana. Todos esses elementos são cozidos em um caldo, reproduzindo a técnica do cozido português.

A combinação dos temperos, hábitos, superstições e técnicas desses três povos, que construíram a história de Pernambuco, há mais de cinco séculos vem conduzindo os caminhos para o desenvolvimento de uma gastronomia única, cheia de sabores e aromas, que conquista o paladar e encanta pela riqueza cultural.


Fontes consultadas:

ALBERTIM, B. Recife guia prático, histórico e sentimental da cozinha de tradição. Recife: Bruno Albertim editor, 2008.

CAVALCANTI, M. L. M. História dos sabores pernambucanos. 4.ed. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 2010.

PERNAMBUCO. Secretaria de Turismo. Culinária. EMPETUR, Recife, PE. Disponível em: <http://www2.setur.pe.gov.br/web/empetur_old/culinaria>;. Acesso em: 07 jul. 2014.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco