curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Doces e Bolos - Rapadura

rapadura peazAntigamente rapadura era o produto sólido que ficava preso nos tachos de produção de açúcar e precisava ser raspado. Seu nome teve origem nessas “raspas duras”. O mais popular dos doces no interior nordestino é feito com a garapa da cana-de-açúcar fervida, mexida até ganhar consistência e, em seguida, colocada em formas de pequenos tijolos.

Sua fabricação teve início no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. Nesse mesmo século, o Brasil também começou sua produção, dentro dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, e o alimento era destinado aos trabalhadores em situação de escravidão. Sempre foi considerada comida de pobre, mas, pela sua praticidade de transporte e agradável sabor, faz parte da dieta alimentar do sertanejo até hoje.

Para o homem do sertão, a rapadura foi considerada mais que uma simples guloseima, tornou-se um elemento condimentador, real e mais presente em sua alimentação que o açúcar ou o pão. Servia para adoçar a coalhada, o café, o queijo fresco e sua provisão dispensava o açúcar, mais difícil de obter. As engenhocas, pequenos e rústicos engenhos sertanejos, fabricavam rapadura e aguardente e não açúcar.

Existe ainda a rapadura batida, que é mais mole que a tradicional, porque incorpora ar durante seu batimento, e é temperada com algumas especiarias, como cravo e canela.

Embora seja tradicionalmente comercializada em formato de tijolos, normalmente de 600 a 1200 gramas, a rapadura pode ser também encontrada em tabletes de 25 a 50 gramas, ou embaladas em caixinhas de papelão, filmes plásticos e em papel de bala, que se constituem em uma opção moderna de consumo do produto.


Fontes consultadas:

CASCUDO, L. C. História da alimentação no Brasil. 3.ed. São Paulo: Global, 2004.

SAKAI, R. H. Árvore do conhecimento: cana de açúcar. Agência Embrapa de informação e tecnologia. Embrapa. Brasília. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONT000fjighhp202wyiv80sq98yqyvgmia8.html>;. Acesso em: 02 jul. 2014.

SEBRAE. O processo de fabricação da rapadura. Serviços e processos de produção. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-processo-de-fabrica%C3%A7%C3%A3o-da-rapadura>;. Acesso em: 17 jul. 2014.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco