curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Doces e Bolos - Cartola

 A Cartola é uma clássica sobremesa pernambucana preparada com bananas fritas, cobertas por generosas fatias de queijo de manteiga e polvilhadas com açúcar e canela. O nome se deve, provavelmente, à coloração escura da canela e ao formato alto do queijo sobre a banana – que lembra uma cartola usada antigamente pelos lordes ingleses.

A banana foi trazida das Ilhas Canárias pelos portugueses, embora existisse uma espécie da fruta nativa do Brasil, a pacova, que foi batizada de banana da terra e mais tarde ficou conhecida como banana comprida. Apesar disso, nunca foi costume dos lusitanos ou indígenas comer esta ou demais espécies de banana frita ou assada. Foram os africanos que trouxeram a banana frita à mesa e talvez esteja aí a origem da famosa Cartola.

Não se pode precisar quando e onde esta típica sobremesa pernambucana foi preparada pela primeira vez, mas sabe-se que nasceu nas casas-grandes dos engenhos coloniais, em cozinhas simples, longe dos quartos e das salas, debaixo de puxados construídos fora das casas.

A Cartola, desde abril de 2009, é considerada patrimônio imaterial do Estado de Pernambuco, através da Lei nº 13.751.

 Receita:

Ingredientes:
15 bananas;
100g de manteiga;
800g de queijo manteiga;
1kg de açúcar;
50g Canela em pó.

Preparo:
1. Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento;
2. Coloque a manteiga em uma frigideira, aqueça e coloque as bananas. Frite-as até que fiquem ligeiramente coradas;
3. Coloque-as em um recipiente refratário, misture o açúcar e a canela em pó, polvilhe as bananas e cubra com o queijo manteiga em fatias;
4. Leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 10 minutos ou até derreter o queijo;
5. Polvilhe o prato e a banana com queijo com mais açúcar e canela. Sirva quente.

 


Fontes consultadas:

ALBERTIM, B. Recife guia prático, histórico e sentimental da cozinha de tradição. Recife: Bruno Albertim editor, 2008.

CAVALCANTI, M. L. M. História dos sabores pernambucanos. 4.ed. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 2010.

 

EURICO, P. Projeto de Lei Ordinária Nº 948/2009. Ementa: Considera a sobremesa Cartola Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco. Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Recife, PE, 16 fev. 2009.

 

PERNAMBUCO. Lei nº 13.751 de 24 de abril de 2009. Considera a sobremesa Cartola Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. Diário oficial [do] Estado de Pernambuco, Caderno Executivo, Recife, PE, 25 abr. 2009. p. 4.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco