curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Doces e Bolos - Bolo de Rolo

bolo rolo peazO Bolo de Rolo – como a maioria dos bolos tradicionais pernambucanos – foi originado, nos tempos coloniais, através da adaptação de uma iguaria portuguesa, utilizando-se ingredientes regionais devido à escassez de matéria-prima europeia. O "colchão de noiva português", originalmente recheado com amêndoas, teve seu recheio trocado por um doce de goiaba e o fermento retirado de sua receita, suas camadas de massa passaram a ser cada vez mais finas e, em vez de sobrepostas, enroladas. O resultado disso foi uma aparência semelhante à de um rolo, daí o seu nome.

Este bolo é comum em todos os estados nordestinos, mas, em Pernambuco, é diferenciado pela maneira delicada de enrolar suas camadas finíssimas. Sua receita, inicialmente restrita às casas grandes dos engenhos, fez sucesso com os governadores de Pernambuco, tornando-se popular posteriormente.

O Bolo de Rolo pode ser servido como sobremesa ou como lanche e, tradicionalmente todo visitante ilustre deve prová-lo. Até mesmo o então Papa João Paulo II, em visita ao Recife em 1980, não saiu daqui sem provar uma fatia. Na cultura popular, dizem que presentear alguém com essa iguaria significa o estreitamento dos laços de amizade e serve para amolecer os corações.

Conhecido e divulgado em todo o território nacional, o bolo ganhou fama e sucesso entre os turistas e pessoas residentes em outros estados, que, quando podem, até o encomendam a amigos ou parentes.

Por sua importância histórica e gastronômica, ao lado do Bolo Souza Leão, é considerado patrimônio cultural e imaterial do Estado de Pernambuco, por meio da Lei nº 13.436 de abril de 2008.

A tradicional receita, que carrega o título de patrimônio, é feita com goiabada, mas isso não impede a produção de bolo de rolo de outros sabores, como doce de leite, ameixa, chocolate, prestígio. Outros sabores, como gengibre, frutas vermelhas ou nutela, também são encontrados no mercado. Os sabores podem variar, a depender da criatividade de cada fabricante.

 

BOLO DE ROLO

Ingredientes:
250 gramas de açúcar;
250 gramas de manteiga;
5 ovos;
250 gramas de farinha de trigo;
½ lata de goiabada, derretida em um pouco d'água.

Preparo:

1. Bata bem o açúcar e a manteiga;
2. Junte as gemas, uma a uma.
3. Acrescente o trigo peneirado e misture, delicadamente;
4. Depois, as claras em neve;
5. Divida a massa em 7 assadeiras rasas, untadas com manteiga e trigo. Em forno pré-aquecido asse uma de cada vez, por pouco tempo;
6. Desinforme em toalha ou papel manteiga polvilhados com açúcar;
7. Recheie com a goiabada derretida e enrole rapidamente, com ajuda da toalha;
8. Repita o mesmo processo, até a última camada;
9. Polvilhe com açúcar e coloque no prato de servir.

 


Fontes consultadas:

ANDRADE, M. C. Bolo-de-Rolo. Pesquisa Escolar On-Line. Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 30 mar. 2010. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&;view=article&id=468&Itemid=181>. Acesso em 14 mai. 2014.

CALVALCANTI, M. L. M. Bolo de Rolo. Terra Magazine. Blog da Lecticia Cavalcanti, 02 set. 2006. <Diponível em: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1118181-EI6614,00.html>. Acesso em 14 mai. 2014.

PERNAMBUCO. Decreto Lei n.13.436 de 24 de abril de 2008. Considera o Bolo de Rolo patrimônio cultural e imaterial do Estado de Pernambuco. Diário oficial [do] Estado de Pernambuco, Caderno Executivo, Recife, PE, 25 abr. 2008. p. 4.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco