curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Doces e Bolos - Bolo Barra Branca

Bolo feito com massa de mandioca, açúcar, manteiga, ovos e leite de coco. A faixa branca que dá nome ao bolo é resultado do choque térmico que a massa, crua e líquida, leva ao ser colocada no forno à temperatura de até 320 graus centrígrados, isso provoca uma maior cocção nas extremidades do bolo, deixando o seu interior pouco cozido e com uma coloração mais esbranquiçada.

Ao degustá-lo, o comensal sente na boca uma nítida granulosidade, resultante do baixo cozimento da massa de mandioca. Diferentemente da maioria dos bolos pernambucanos, este não foi derivação de receitas europeias adaptadas na Colônia, nem mesmo surgiu dentro das casas grandes dos senhores de engenho. Por não haver registros de sua existência em livros e catálogos de receitas mais antigos, acredita-se que seu surgimento tenha sido mais recente.

Típico do município de Bezerros, no Agreste do estado, o quitute surgiu, acidentalmente, há pelo menos 60 anos. De acordo com produtores locais, o controle da temperatura e da proporção dos ingredientes é de fundamental importância, no entanto, o diferencial é realmente o ponto dado pela da mandioca, que é possível devido ao solo de Bezerros, onde é plantada.

Inicialmente, era produzido apenas durante o período dos festejos juninos, mas, em decorrência da alta demanda, sua fabricação ocorre o ano todo. Os produtores chegam a fabricar mensalmente 24 toneladas da iguaria, que, além de suprir o mercado interno de Bezerros, é comercializada para outros municípios de Pernambuco e até mesmo para outros estados.

A receita é a seguinte:
1 Kg de massa de mandioca (lavada e seca)
400 gr de açúcar (peneirado)
400 gr de manteiga (em temperatura ambiente)
6 ovos
200 ml de leite de coco grosso
1 colher de sopa de fermento
Uma pitada de sal

Bata, bem, manteiga e açúcar até que fique bem cremoso.
Junte a massa de mandioca, as gemas, o fermento, o leite de coco, o sal e as claras em neve. Coloque em forma untada e asse em forno bem quente.

 


Fontes consultadas:

BRASIL. Ministério do Turismo. Caminhos do fazer: guia de produtos associados ao turismo. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.slideshare.net/ecohospedagem/guia-caminhos-do-fazer-guia-de-produtos-associados-ao-turismo-mtur>;. Acesso em: 15 mai. 2014.

CAVALCANTI, M. L. M. O bolo barra branca. Nordeste Rural: negócios do campo. Rio de Janeiro, 10 jun. 2005. Receitas do campo. Disponível em: <http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=2482>;. Acesso em: 15 mai. 2014.

PERNAMBUCO. Parecer nº 4748 de 11 de setembro de 2013. Altera integralmente a redação do Projeto de Lei Ordinária nº 1553/2013, de autoria do Deputado Walmir Borges, que denomia o município de Bezerros como “capital dos bolos e doces” no âmbito do Estado de Pernambuco. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Caderno Legislativo, Recife, PE, 12 set. 2013, p.10.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco