curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Iguarias - Comidas de Milho

Comida de São João

comida-juninaA festividade de São João é uma herança portuguesa. Em Portugal o santo é tradicionalmente comemorado com muita alegria, fogos, fogueira, música e dança. Lá, no entanto, não existe uma comida típica para o festejo, diferentemente do que ocorre no Brasil, onde o milho é a principal iguaria e sem ele não há festa.

Trazida para o Brasil desde o início da colonização, a festa religiosa ganhou simpatia dos indígenas, talvez pelas fogueiras, nas quais se podia assar o milho.

O milho já era consumido bem antes da chegada dos colonizadores – que aqui o encontraram cultivado pelos tupis –, mas nunca foi considerado alimento básico para os nativos, como era a mandioca. Era apenas comida de passatempo, comiam-no assado na brasa e, com ele, também produziam o abati, bebida resultante dos caroços cozidos, mastigados por mulheres, fervidos e fermentados.

O cereal não era essencial para o indígena e tampouco foi do agrado do português, seu cultivo foi por muito tempo destinado à alimentação dos animais e dos escravos.

E foram esses negros escravizados que inventaram novas formas de preparação do milho, ao misturá-lo, usando suas práticas culinárias, com outros ingredientes a que tinham acesso à época, como o açúcar mascavo, leite de coco e a mandioca. Daí, surgiram angu, canjica, pamonha, bolos e pães.

Com o tempo, as preparações à base de milho foram conquistando o paladar do colonizador português e novas técnicas de plantio foram desenvolvidas. O cereal passou a ser semeado no dia de São José, 19 de março, data na qual quase sempre há chuva. Plantado nesse período, está a ponto se ser colhido às vésperas do São João.

Assim, a combinação do alimento nativo, com técnicas da cozinha africana e crenças portuguesas deu origem à tradição das saborosas comidas juninas.

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco