curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Iguarias - Pratos Típicos

Bode - Carne de caprino, assada ou guisada, servida acompanhada de feijão verde, arroz e farofa de jerimum. É o prato mais popular do sertão do Estado, também encontrado em restaurantes especializados em culinária regional.

Carne do sol - Carne bovina salgada e seca ao sol, é um dos mais tradicionais pratos da cozinha regional nordestina. Assada na brasa, servida acompanhada de feijão de corda verde, farofa de jerimum, batata-doce, macaxeira e manteiga de garrafa.

Chambaril - Cozido preparado com carne de boi com osso, temperado com cebola, pimentão, pimenta, cheiro verde e outras verduras e legumes. Servido com arroz e pirão de farinha de mandioca.

Carne de charque desfiada - O prato consiste em charque desfiada frita na cebola, farofa de jerimum, purê de macaxeira e molho verde para quebrar o 'peso' das comidas típicas nordestinas.

Cozido - Carne de peito bovina, acrescida de pedaços de charque, toucinho e lingüiça,
cozidas junto com cebola, batata-doce, repolho, couve, jerimum, cenoura, quiabo, maxixe, banana comprida. É servido acompanhado de arroz branco e pirão.

Dobradinha - Feijão branco cozido junto com pequenos pedaços de bucho e tripas de boi, lingüiça e charque. Servida com arroz ou farinha de mandioca.

Farofas - Na culinária pernambucana, o uso de farofa é muito comum. As mais populares são a farofa de jerimum (que é feita com água quente, temperos verde e jerimum amassado) e a farofa branca ou d?água, feita com água quente, farinha de mandioca, coentro e cebolinha.

Fava - Tipo de feijão de grãos gigantes, preparada, verde, com os mesmos temperos usados no feijão comum.

Feijoada Pernambucana - Prove essa delícia. Tem todos os ingredientes da feijoada carioca. A única diferença é que, ao invés do feijão preto, usa-se o feijão mulatinho. Facilmente encontrada em bares ou restaurantes.

Galinha com xerém - Pedaços de galinha guisada acompanhados de xerém. É um prato muito comum em cidades do interior do Estado e nos restaurantes populares da capital.

Mão-de-vaca - Cozido preparado com as patas dianteiras do bovino refogado com inúmeros temperos regionais. Servido com pirão feito de farinha de mandioca e o caldo do próprio cozido.

Maxixada - Prato típico da culinária nordestina. Trata-se de um cozido feito com carne de boi, cortada em cubos, refogada em temperos e misturada com maxixes em rodelas.

Paçoca - Prato feito com charque ou carne de sol, assada, desfiada, refogada com gordura quente e, em seguida, socada com farinha de milho ou de mandioca.

Quiabada - O prato consiste em pedaços de carne bovina cozidos junto com uma grande quantidade de quiabos, além de outros temperos verdes. Servido com arroz branco, mangu ou farinha seca.

Rabada - Prato feito com rabo de boi cozido em temperos como alho, cebola, coentro, hortelã, louro, salsa, pimenta-do-reino, cominho, sal, vinagre e toucinho. Servido com pirão de farinha de mandioca preparado com o caldo do próprio cozimento.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco