curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Maracatu

carnaval maracatuAgremiações surgidas no Recife, que saem às ruas representando Nações Africanas, acompanhadas por orquestra de percussão formada por tarol, caixas, gonguês, ganzás, chocalhos etc.

O cortejo traz rei, rainha, embaixadores, damas de poço, lanceiros e outros, simbolizando um ritual dos negros trazidos para o Brasil a partir de 1548 e que, aqui, em determinado dia, se reuniam para coroar os seus soberanos e, logo após a coroação, saíam pelas ruas do Recife cantando a saudade de sua terra de origem.

Algumas dessas nações negras, como a dos Congos, contavam com a proteção do senhor branco e da Igreja Católica - "porque o Rei Congo era fator de ordem social entre os africanos das demais nações" (Leonardo Dantas Filho). As coroações toleradas ocorriam nas igrejas, seguidas de homenagem a padroeira ou Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O folclorista Luís da Câmara Cascudo diz que "perdida a tradição sagrada, o grupo convergiu para o carnaval, conservando elementos distintos de qualquer outro cordão na espécie". Existem dois tipos de maracatus: o urbano e o rural. As mais tradicionais agremiações foram Elefante (fundada em 1800), Leão Coroado (1863) e Estrela Brilhante (1910). Do Recife, o maracatu chegou a outras regiões do Nordeste.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco