curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Campo do Jiquiá

zeppelin 1Localizado no Recife, era o local de pouso do dirigível alemão Graf Zeppelin que, entre 1930 e 1937, desceu 65 vezes na capital pernambucana. Tem área de aproximadamente 84 mil metros quadrados, onde ainda hoje resiste ao tempo a torre de ferro que servia de atracação dos gigantecos dirigíveis movidos a hidrogênio.

A torre, única do tipo que ainda permanece inteira no mundo, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983, ocasião em que foi restaurada, mas, como não houve trabalho de manutenção, em 1998 sua estrutura de ferro estava bastante avariada.

O terreno que servia de campo de pouso pertence atualmente à Caixa Econômica Federal e, no local, deveria ser instalado um parque de lazer, projeto que nunca saiu do papel, A primeira vez que o Graf Zeppelin LZ-127 desceu no Recife foi a 22 de maio de 1930.

A cidade parou para assistir ao espetáculo, tendo o prefeito decretado feriado municipal, enquanto o governador Estácio Coimbra sancionou um decreto estabelecendo como os recifenses deveriam se comportar no dia da chegada "do grande navio aéreo".

zeppelin 2O campo do Jiquiá foi construído especialmente para o pouso e o grande interesse pela chegada do dirigível tinha uma explicação: era a primeira vez que o Zeppelin atracava não só no Brasil, como também na América do Sul.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco