curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Fortaleza de Santo Inácio de Tamandaré

Referências mais antigas dão conta que a fortificação da baía de Tamandaré foi erigida no período da ocupação holandesa. Após a expulsão dos holandeses, João Fernandes Vieira propôs ao Governo de Portugal a construção de uma fortaleza em substituição ao edifício original, dada a localização estratégica, inclusive próxima a um porto natural. Em 1671, João Fernandes Vieira foi encarregado da superintendência das obras de fortificações de Pernambuco e em 1680 foram iniciadas as obras da Fortaleza de Santo Inácio de Tamandaré. Em 1711, a fortaleza foi palco de combates da Guerra dos Mascates.

Em 1824 foi ocupada pelos revolucionários da Confederação do Equador. O Imperador Dom Pedro II visitou o forte em 13 de dezembro de 1859, fazendo uma minuciosa descrição em seu diário.

O edifício tem planta quadrangular, com baluartes em ponta, nos ângulos do quadrado, os quais estão ligados entre si pelos terraplenos em três lados e pelo pavimento superior na frente. Em seus recintos são conservadas as antigas imagens da capela, entre as quais se destaca a imagem do padroeiro em terracota medindo cerca de 60 cm. Estão preservados também oito canhões defronte ao mar e vestígios do antigo fosso que circundava a edificação, na forma de uma vala.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco